sábado, 1 de setembro de 2012



WEBQUEST   WESTIM
https://sites.google.com/site/professorguerero/recursohttp://sites.google.com/site/professorguerero/home





A MÚSICA BRASILEIRA E A CENSURA DA DITADURA MILITAR

 O  presente trabalho discorre sobre a música brasileira como crítica e reação ao regime militar brasileiro implantado com o golpe de 1964. O objetivo aqui é abordar ,  a música popular brasileira como forma de reação ao regime autoritário.
ImagemImagem


Imagem


Documento –Música

Justificativa:

      A importância da abordagem de novos recursos em sala de aula, que envolvam oportunidades para melhor compreender os fatores que propiciam  .aprendizagem de história.
A música como uma linguagem alternativa, tem ocupado espaço, como instrumento pelo qual se revela o registro da vida cotidiana, na visão de autores que observam o contexto social, político e econômico  no qual vivem.
    As representações sociais de autores e intérpretes serão instrumentos na transformação dos conceitos espontâneos em conceitos científicos, porque como registros são evidências, de uma sociedade e cultura do passado e que facilitam a compreensão histórica pelos alunos, pela empatia que estabelece entre eles e aqueles que vivem em outros contextos históricos.

Atividade Proposta: Plano de aula

Documento - Música: “Acorda Amor”, gravada em 1974, pelo autor Chico Buarque.

Justificativa:
     Enriquecer a prática pedagógica através da música propiciando vivenciar no seu cotidiano diferentes linguagens documentais.
    Necessidade de desenvolver habilidades/competências  interpretação, análise, decodificação da linguagem, relacionar, argumentar, , contextualizar a música no seu universo social, cultural e político em que foi produzida.

Público-Alvo: Alunos da 3ª série do Ensino Médio


Tempo prevista da Atividade Proposta: 6aulas


Objetivos:


1-          Apresentar aos alunos um dos ícones da MPB, através da música- “Acorda Amor”-Chico Buarque.
2-          Levar os alunos compreender o contexto político, cultura e social do Brasil na época da Ditadura Militar.
3-          Levar os alunos a interpretar a música-“Acorda Coração” como resposta  “camuflada”, direcionada ao regime militar que tentava “sufocar” as manifestações em oposição a ele.




Estratégias:
1-Assistir o vídeo  da música “Acorda Amor”-Chico Buarque, disponível no You  Tube.

2-Leitura da letra da música-“Acorda Amor” para identificar a temática  e as marca da Ditadura Militar .
-Socializar todas as informações.

3-Dividir a classe em três ou quatro grupos, para fazer uma pesquisa: em biblioteca, internet, manchetes, noticias,fotos jornal da época , livros, vídeos, músicas etc  sobre:
-Contexto histórico,político e social do país durante  a       Ditadura   Militar
   .Chico Buarque de Holanda no período Ditadura Militar, a relação e a importância do músico a este contexto.

     4- A partir dos materiais pesquisados pelos alunos, juntamente com a letra da música-“Acorda Coração” de Chico Buarque, organizar coletivamente um ppt (Power Point) uma apresentação  imagens  e  produção escrita do Período da Ditadura Militar, servindo como ilustração para a música em destaque.  Socializar entre os colegas.

Recursos Utilizados:
Vídeo da música “Acorda Amor”, data show, letra da música xerocada, notebook, quadro negro, giz, livros didáticos, revistas e internet.



Avaliação:
      A avaliação será com base na participação dos alunos durante todo o processo das atividades de pesquisa, discussão em sala de aula, produção do ppt(Power Point) sintetizando e identificando  as entrelinhas  e as ideologias dos elementos da música de Chico Buarque no contexto da Ditadura militar.

 Fontes  bibliográficas sugeridas:

FICO,  Carlos. O regime militar no Brasil:1964-1985.ed.São Paulo:Saraiva,2005,(Que História é esta?).Estudo com base em textos e imagens sobre o período da ditadura militar no Brasil.

NAPOLITANO, Marcos. O regime militar brasileiro: 1964-1985 .1, Ed.São Paulo: Atual, 1998. (Discutindo a História do Brasil). A obra discute as questões políticas, econômicas e sociais
Brasileiras  durante o regime militar.

GASPARI, Elio.A ditadura derrotada.São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
______, A ditadura encurralada. São Paulo:Companhia das Letras, 2004.
______, A ditadura envergonhada.São Paulo:Companhia das Letras,2002.
______,A ditadura escancarada.São Paulo:Companhia das Letras,2002.
Sites da internet:
no site oficial http://www.chicobuarque.com.br/, outras músicas do compositor elaboradas nesse período, para que verifiquem a constância das canções de engajamento durante os anos 1960 e 1970.


 Letra da Música: “Acorda Coração”, Chico Buarque, gravada 1974.

Acorda Amor

Chico Buarque

Acorda amor
Eu tive um pesadelo agora
Sonhei que tinha gente lá fora
Batendo no portão, que aflição
Era a dura, numa muito escura viatura
Minha nossa santa criatura
Chame, chame, chame lá
Chame, chame o ladrão, chame o ladrão
Acorda amor
Não é mais pesadelo nada
Tem gente já no vão de escada
Fazendo confusão, que aflição
São os homens
E eu aqui parado de pijama
Eu não gosto de passar vexame
Chame, chame, chame
Chame o ladrão, chame o ladrão
Se eu demorar uns meses
Convém, às vezes, você sofrer
Mas depois de um ano eu não vindo
Ponha a roupa de domingo
E pode me esquecer
Acorda amor
Que o bicho é brabo e não sossega
Se você corre o bicho pega
Se fica não sei não
Atenção
Não demora
Dia desses chega a sua hora
Não discuta à toa não reclame
Clame, chame lá, chame, chame
Chame o ladrão, chame o ladrão, chame o ladrão
(Não esqueça a escova, o sabonete e o violão)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário