WEBQUEST WESTIM
https://sites.google.com/site/professorguerero/recursohttp://sites.google.com/site/professorguerero/home
A MÚSICA BRASILEIRA E A CENSURA DA DITADURA MILITAR
O presente trabalho discorre sobre a música brasileira como crítica e reação ao regime militar brasileiro implantado com o golpe de 1964. O objetivo aqui é abordar , a música popular brasileira como forma de reação ao regime autoritário.


Documento –Música
Justificativa:
A importância da abordagem de novos
recursos em sala de aula, que envolvam oportunidades para melhor compreender os
fatores que propiciam .aprendizagem de
história.
A
música como uma linguagem alternativa, tem ocupado espaço, como instrumento
pelo qual se revela o registro da vida cotidiana, na visão de autores que
observam o contexto social, político e econômico no qual vivem.
As representações sociais de autores e
intérpretes serão instrumentos na transformação dos conceitos espontâneos em
conceitos científicos, porque como registros são evidências, de uma sociedade e
cultura do passado e que facilitam a compreensão histórica pelos alunos, pela
empatia que estabelece entre eles e aqueles que vivem em outros contextos
históricos.
Atividade Proposta: Plano de aula
Documento - Música: “Acorda Amor”, gravada em 1974, pelo autor
Chico Buarque.
Justificativa:
Enriquecer a prática pedagógica através da
música propiciando vivenciar no seu cotidiano diferentes linguagens documentais.
Necessidade de desenvolver habilidades/competências interpretação, análise, decodificação da
linguagem, relacionar, argumentar, , contextualizar a música no seu universo
social, cultural e político em que foi produzida.
Público-Alvo: Alunos da 3ª série do Ensino Médio
Tempo prevista da Atividade Proposta: 6aulas
Objetivos:
1-
Apresentar aos
alunos um dos ícones da MPB, através da música- “Acorda Amor”-Chico Buarque.
2-
Levar os alunos compreender
o contexto político, cultura e social do Brasil na época da Ditadura Militar.
3-
Levar os alunos a
interpretar a música-“Acorda Coração” como resposta “camuflada”, direcionada ao regime militar
que tentava “sufocar” as manifestações em oposição a ele.
Estratégias:
1-Assistir o vídeo
da música “Acorda Amor”-Chico Buarque, disponível no You Tube.
2-Leitura da letra da música-“Acorda Amor” para
identificar a temática e as marca da
Ditadura Militar .
-Socializar todas as informações.
3-Dividir a classe em três ou quatro grupos, para
fazer uma pesquisa: em biblioteca, internet, manchetes, noticias,fotos jornal
da época , livros, vídeos, músicas etc sobre:
-Contexto histórico,político e social do país
durante a Ditadura Militar
.Chico Buarque de Holanda no período Ditadura
Militar, a relação e a importância do músico a este contexto.
4- A partir dos materiais pesquisados
pelos alunos, juntamente com a letra da música-“Acorda Coração” de Chico
Buarque, organizar coletivamente um ppt (Power Point) uma apresentação imagens
e produção escrita do Período da
Ditadura Militar, servindo como ilustração para a música em destaque. Socializar entre os
colegas.
Recursos Utilizados:
Vídeo da música “Acorda
Amor”, data show, letra da música xerocada, notebook, quadro negro, giz, livros
didáticos, revistas e internet.
Avaliação:
A avaliação será com base na participação
dos alunos durante todo o processo das atividades de pesquisa, discussão em
sala de aula, produção do ppt(Power Point) sintetizando e identificando as entrelinhas e as ideologias dos elementos da música de
Chico Buarque no contexto da Ditadura militar.
Fontes bibliográficas sugeridas:
FICO,
Carlos. O regime militar no
Brasil:1964-1985.ed.São Paulo:Saraiva,2005,(Que História é esta?).Estudo com
base em textos e imagens sobre o período da ditadura militar no Brasil.
NAPOLITANO,
Marcos. O regime militar brasileiro: 1964-1985 .1, Ed.São Paulo: Atual, 1998.
(Discutindo a História do Brasil). A obra discute as questões políticas,
econômicas e sociais
Brasileiras
durante o regime militar.
GASPARI,
Elio.A ditadura derrotada.São Paulo:
Companhia das Letras, 2003.
______,
A ditadura encurralada. São Paulo:Companhia das Letras, 2004.
______,
A ditadura envergonhada.São
Paulo:Companhia das Letras,2002.
______,A
ditadura escancarada.São Paulo:Companhia das Letras,2002.
Sites
da internet:
no site oficial http://www.chicobuarque.com.br/, outras músicas do
compositor elaboradas nesse período, para que verifiquem a constância das
canções de engajamento durante os anos 1960 e 1970.
Letra da Música: “Acorda Coração”,
Chico Buarque, gravada 1974.
Acorda
Amor
Chico Buarque
Acorda amor
Eu tive um pesadelo agora
Sonhei que tinha gente lá fora
Batendo no portão, que aflição
Era a dura, numa muito escura viatura
Minha nossa santa criatura
Chame, chame, chame lá
Chame, chame o ladrão, chame o ladrão
Eu tive um pesadelo agora
Sonhei que tinha gente lá fora
Batendo no portão, que aflição
Era a dura, numa muito escura viatura
Minha nossa santa criatura
Chame, chame, chame lá
Chame, chame o ladrão, chame o ladrão
Acorda amor
Não é mais pesadelo nada
Tem gente já no vão de escada
Fazendo confusão, que aflição
São os homens
E eu aqui parado de pijama
Eu não gosto de passar vexame
Chame, chame, chame
Chame o ladrão, chame o ladrão
Não é mais pesadelo nada
Tem gente já no vão de escada
Fazendo confusão, que aflição
São os homens
E eu aqui parado de pijama
Eu não gosto de passar vexame
Chame, chame, chame
Chame o ladrão, chame o ladrão
Se eu
demorar uns meses
Convém, às vezes, você sofrer
Mas depois de um ano eu não vindo
Ponha a roupa de domingo
E pode me esquecer
Convém, às vezes, você sofrer
Mas depois de um ano eu não vindo
Ponha a roupa de domingo
E pode me esquecer
Acorda amor
Que o bicho é brabo e não sossega
Se você corre o bicho pega
Se fica não sei não
Atenção
Não demora
Dia desses chega a sua hora
Não discuta à toa não reclame
Clame, chame lá, chame, chame
Chame o ladrão, chame o ladrão, chame o ladrão
(Não esqueça a escova, o sabonete e o violão)
Que o bicho é brabo e não sossega
Se você corre o bicho pega
Se fica não sei não
Atenção
Não demora
Dia desses chega a sua hora
Não discuta à toa não reclame
Clame, chame lá, chame, chame
Chame o ladrão, chame o ladrão, chame o ladrão
(Não esqueça a escova, o sabonete e o violão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário